Morte Macabre – “Symphonic Holocaust”

Título: Symphonic Holocaust (17’51”)
Artista: Morte Macabre
Álbum: Symphonic Holocaust (Mellotronen, 1998)
Autores: Nicklas Berg, Peter Nordins, Reine Fiske, Stefan Dimle

Morte Macabre, mais que uma banda, foi um projecto musical nascido na Suécia, e resultante num único álbum, fruto da colaboração de dois músicos dos Anekdoten: Nicklas Berg (mellotron, teremin, guitarra, baixo) e Peter Nordins (bateria, percussão, mellotron); e dois músicos dos Landberk e Paatos: Reine Fiske (guitarra, mellotron, violino) e Stefan Dimle (baixo, mellotron, moog). A banda teve ainda a colaboração da vocalista Yessica Lindkvist no tema “Lullaby” de “Rosemary’s Baby”, e nunca deu espectáculos ao vivo.
 
O álbum é uma homenagem a filmes de terror europeus, baseado em improvisações ou variações sobre temas musicais desses filmes. Assim, estão homenageados, em ambiente de pesadelo, os filmes de terror: “Rosemary’s Baby” (Roman Polanski, 1968), “Buio Omega” (Joe D’Amato, 1979), “Cannibal Holocaust” (Ruggero Deodato, 1980), “Paura nella Città dei Morti Viventi” (Lucio Fulci, 1980), “E Tu Vivrai nel Terrore! L’aldilà” (Lucio Fulci, 1981), e o filme porno “Golden Girls” (Alan Vydra, 1985). O álbum termina com o tema original “Symphonic Holocaust”.
 
É este original que aqui se comenta. Com cerca de 18 minutos foi composto propositadamente para o álbum, seguindo o espírito dos restantes temas, numa atmosfera gótica, opressiva de um pesadelo infindável. O tema (como todo o álbum) espelha bem os antecedentes dos músicos que integram o projecto, sendo por isso sinfónico (como seria de esperar do próprio título), grandioso, e assente sobre omnipresentes acordes de mellotron (note-se aliás, que todos os músicos tocam este instrumento).
 
Nos anos 90, o mellotron tornou-se um instrumento quase sueco, que não só esteve na base do som de bandas como os Ânglagård e Anekdoten, como é ainda o nome de uma importante editora e loja de música no meio prog, em Estocolmo. Este som, cheio, algo misterioso, e evocativo de outros tempos, foi como que uma declaração de intenções que marcou o revivalismo prog que atravessou os anos 90 na Suécia, e que é um cartão de visita deste “Symphonic Holocaust”.

Morte Macabre em 1998

Morte Macabre em 1998: Yessica Lindkvist, Nicklas Berg, Peter Nordins, Reine Fiske e Stefan Dimle

O tema título começa com acordes repetitivos de mellotron, quase de modo infantil, minimalista, que nos arrasta para descobrir o que virá a seguir. Um pouco como um filme de terror que nos prepara para algo que sabemos que vai acontecer, mas não sabemos como nem quando. A esse constante pulsar, vão-se juntando linhas melódicas de guitarra. Segue-se uma progressão de guitarras mais dissonante sobre um baixo violento, dir-se-ia mesmo aflitivo, como não podia deixar de ser, dado o tema. O resto do tema prossegue com o regresso da calma, e novas texturas de guitarras como uivos na escuridão, até novas sequências minimalistas que se repetem num crescendo infindável para o sinfonismo final.
 
Pontuado pela presença constante do mellotron, e marcado por um baixo violento, sobre temas simples de guitarras, “Symphonic Holocaust” é bem evocativo de paisagens feéricas, fantasiosas e assustadoras, com temas melódicos insinuantes, que se desenvolvem lentamente, com todo o tempo do mundo.
 
É um tema perfeito para ouvir em noites escuras de trovoada, pelos menos impressionáveis.

 

Anúncios

3 responses to “Morte Macabre – “Symphonic Holocaust”

  1. Reblogged this on "Rock também é Cultura" and commented:
    Muito bom.

  2. Viva Zé,

    Parece que demorei demasiado a ler este teu novo artigo, dado que o tempo das trovoadas parece ter já partido 🙂 Soa interessante, no entanto.

    Abraço,

    Pedro.   Apoia o Movimento 1 Euro

    ________________________________

  3. Com ou sem trovoadas, vale bem a pena ouvir estas paisagens tenebrosas. 🙂

    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s