Crítica: “The Grand Experiment” – The Neal Morse Band

The Grand Experiment

The Grand Experiment
Artista: The Neal Morse Band
Data: Fevereiro, 2015
Editora: InsideOut Records/Radiant Records

Pela primeira vez um álbum a solo de Neal Morse chega assinado como “The Neal Morse Band”, em vez de ostentar apenas o nome do músico. Sinal de que algo mudou na sua música? Na verdade não se nota muito. Se a mudança no nome é explicada por Morse como devendo-se ao facto de pela primeira ter vez ido para o estúdio sem ideias prévias, o resultado parece mostrar um Morse perfeitamente em controlo das operações, para produzir aquilo que já devia ter sido patenteado como “som Morse” (desta vez com mais gente a cantar). Quem segue a carreira de Neal Morse, dos primeiros Spock’s Beard e dos Transatlantic, sabe a que me refiro.
 
Temos então cinco temas com muita energia, muito rock, muito sinfonismo, muito virtuosismo instrumental, muitas harmonias vocais, muitas melodias de sensibilidade pop ligadas por estruturas e arranjos progressivos sempre com a assinatura Morse, tão fácil de identificar, e que nos deixa no final a sensação de termos feito uma viagem épica (porque não espiritual?), o que Morse consegue sempre, mesmo nos álbuns não conceptuais. É seguro dizer-se que quem gosta do som Morse vai gostar de mais este tomo, quem não gosta ou se cansou dele, não é por aqui que se vai entusiasmar.
 
E quem é essa tal Neal Morse Band? Os suspeitos do costume, Mike Portnoy (bateria, vozes), Randy George (baixo), Eric Gillette (guitarra, voz) e Bill Hubauer (teclas, voz), que juntos compuseram e tocaram os cinco temas do álbum. A edição especial de “The Grand Experiment” é acompanhada de um segundo disco que inclui três outtakes e duas versões ao vivo de temas antigos de Morse, e um DVD com o já habitual “Making of”.

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s