Crítica: “On Her Journey to the Sun” – Rikard Sjöblöm

On Her Journey to the Sun

On Her Journey to the Sun
Artista: Rikard Sjöblöm
Data: Maio, 2017
Editora: InsideOut Music

Terminada a carreira dos Beardfish, o seu líder, o multi-instrumentista sueco Rikard Sjöblom, voltou a ressuscitar o seu anterior projecto Gungfly, seis anos depois do anterior Lamentations (Progress Records, 2011). Agora mudando para Rikard Sjöblom’s Gungly, dando mais reconhecimento ao nome do músico que, como se não bastasse, é também membro dos bem-sucedidos Big Big Train, chega-nos On Her Journey to the Sun.
 
E é na veia sinfónica das bandas citadas, de sons cheios e instrumentais contrapontísticos que evocam os clássicos dos anos 70, que se move este On Her Journey to the Sun. Logo desde o rendilhado inicial de guitarras acústicas em «Of the Orb» até à referência a um tal Cinema Show, nos transporta para 1973 e, seja nas guitarras gémeas e camadas de sintetizadores, ou em «My Hero», que lembra Yes, Sjöblom transporta-nos por caminho cujo ponto de partida conhecemos. Mas o álbum não se faz apenas de homenagens, e Rikard Sjöblom desenvolve a música e ritmo que vinha marcando a carreira dos Beardfish, com influências jazz («Polyximia»), baladas ao piano («Over My Eyes») e o seu sentido rítmico e melódico sempre desafiante, como é o caso do longo «The River of Sadness».
 
Com rédea solta, respondendo apenas a si próprio, Rikard Sjöblom mostra que tem ideias e capacidade para as executar, para poder desbravar caminho com álbuns tão acessíveis quanto refrescantes no campo do rock sinfónico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s